Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

O Teorema de Katherine

Fonte: skoob.com.br
Colin Singleton era um garoto prodígio (mas não gênio) com uma característica peculiar (para além do fato de ser um garoto prodígio): apaixonar-se por e levar um pé na bunda de Katherines. Foram 19 namoradas com o mesmo nome e todas o dispensaram. Após o traumático fim com Katherine XIX, Colin e seu amigo Hassan resolvem botar o "Rabecão de Satã" na estrada e partir em uma viagem para ajudar  a superar o término. A aventura os levará a Gutshot, cidade pequena onde está enterrado o arquiduque Francisco Ferdinando, cuja morte desencadeara a Primeira Guerra Mundial, e onde conhecerão Hollis e Lindsey, mãe e filha, donas de uma indústria têxtil.
De tantos términos, Colin tem uma ideia que poderá fazê-lo passar de prodígio a gênio: ele tentará criar uma fórmula que permita prever o termino de um relacionamento; O Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines. Criar este teorema o tornará importante. Importante ao ponto de reconquistar Katherine XIX.

Sobre o livro, posso dizer que gostei mas não achei incrível. É um texto simples, não tem um enredo complexo, suspense ou algo do tipo. Me parece claramente voltado para adolescentes porque envolve romance, amizade e a linguagem é bem simples. Como a história narrada tem muita relação com a matemática, ao final, tem uma explicação matemática do teorema que Colin queria desenvolver (não se preocupe, saber disso não compromete a surpresa durante sua leitura), o que achei interessante, embora eu não seja muito fã das exatas.

"Chorar é algo a mais: é você mais as lágrimas. Mas o sentimento que Colin carregava era um macabro choro ao contrário. Era você menos alguma coisa" (p.12).


Título: O Teorema de Katherine
Autor: John Green.
Editora: Intrínseca.
Ano: 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário